Mais conhecida como dona Lilica, nasceu em São Sebastião do Soberbo –MG e nos deixou aos 69 anos, em fevereiro de 2011.
Entregue para adoção a patroa de sua mãe, Lilica iniciou na umbanda aos 10 anos de idade por esta senhora que já não suportava mais socorrê-la com tantas crises de sangue pelo nariz.
Foi levada um terreiro de umbandomblé na região da floresta à época dirigido pelo babalorixá pai Didi (Francisco) e sua esposa dona Odila. Lá se desenvolveu e serviu bom tempo.
Se casou com a promessa do esposo de ajudá-la na umbanda inclusive de construção de um cômodo fora da casa no qual pudesse trazer sua preta velha (Maria Cambinda) , que era muito procurada para benzeduras e conselhos pelas pessoas das redondezas.
Infelizmente, como suas própias entidades haviam alertado, seu esposo além de não cumprir a promessa ainda se tornou contrário a umbanda e fez de tudo para impedi-la de prosseguir. Lilica chegou ao ponto de continuar às escondidas dele por um tempo.
Com o falecimento dele, o sonho de ter um local em que pudesse receber as muitas pessoas que a procuravam fundou a Casa de Umbanda Mãe Maria Cambinda que funciona no mesmo endereço a 22 anos.
É um local muito humilde e singelo mas sempre a disposição da caridade e da Umbanda assim como Lilica sempre foi em vida.
Lilica, estava sempre pronta a ajudar a todos que ali chegavam através de suas entidades, ninguém saia dali sem levar dela uma palavra amiga e um largo e sincero sorriso na lembrança.
Como diria a própia, a Umbanda é uma missão de amor, e é CUMPRIIIIIIIIIIIDA........
“Bença mãe!”
qual o telefone do centro???
ResponderExcluir